Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
CREDIAMIGO


Total de visitas: 5605
Contexto Histórico

Microcrédito é a concessão de empréstimo a pequenos empreendedores informais e microempresas sem acesso ao sistema financeiro tradicional, principalmente por não terem como oferecer garantias reais. É um crédito destinado à produção (capital de giro e investimento) e é concedido com o uso de metodologia específica.

A experiência do microcrédito mais conhecida internacionalmente foi desenvolvida em Bangladesh, um dos países mais pobres do mundo. Em 1976, o professor de economia Muhammad Yunus constatou que ao redor da Universidade de Chittagong, onde lecionava, as pessoas pobres não tinham acesso a crédito nos bancos comerciais para financiar suas pequenas atividades produtivas, levando-as a recorrer a agiotas. Com seu próprio dinheiro e a ajuda de seus alunos, o Professor Yunus iniciou um trabalho de concessão de empréstimo a um grupo de 27 pessoas daquela população pobre. Ao provar que os pobres são merecedores de crédito, no sentido de confiança e recursos financeiros, e que pagam seus pequenos empréstimos destinados à atividade produtiva, o Professor Yunus conseguiu financiamentos e doações junto a bancos privados e internacionais para criar o Banco de Grameen. O crédito não acontece da forma convencional adotada pelo sistema financeiro, onde há excesso de burocracia, demora e exigência de garantias reais. Usa-se metodologia própria como o aval solidário, a análise e acompanhamento dos tomadores dos empréstimos.

O Banco Grameen constituiu uma referência para a comunidade de microcrédito e o seu modelo já foi reproduzido em mais de 30 países.

O Brasil foi um dos primeiros países no mundo a experimentar o microcrédito para o setor informal urbano. Em 1973, nos municípios de Recife e Salvador, por iniciativa e com assistência técnica da organização não governamental Accion International, na época AITEC, e com a participação de entidades empresarias e bancos locais, foi criada a União Nordestina de Assistência a Pequenas Organizações, conhecida como Programa UNO.

 

 

      

 

Criar um Site Grátis  |  Crear una Página Web Gratis  |  Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net