Sites Grátis no Comunidades.net
Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!

Total de visitas: 1538464
 
conhecendo o sexo femenino

 

Na mulher, o sistema reprodutor possui a forma de uma pêra, sendo o conjunto dos órgãos genitais internos formado pelo ovário, tuba uterina, o útero e a vagina, e o dos órgãos genitais externos formado pelos lábios maior e menor, o monte púbico, o vestíbulo da vagina, o clitóris, o bulbo do vestíbulo e as glândulas vestibulares maiores. .

Os ovários são duas estruturas, uma de cada lado do corpo, situadas dentro da cavidade pélvica. São responsáveis pela produção dos óvulos, após a puberdade. Parte deles produzem os hormônios sexuais femininos o estrogénio e a progesterona, responsáveis pelas características sexuais secundárias da mulher (desenvolvimento dos seios, deposição de gordura sobre as coxas e as nádegas menstruação, etc.) e pela gestação, respectivamente.

Astrompas de Falópio, também ditas tubas uterinas, são também em número de duas, e localizam-se na cavidade pélvica ligando-se ao útero, sendo a via pela qual o óvulo (liberado mensalmente) atinge o útero. Nesse trajeto, pode haver a fecundação e o início de uma nova vida, através da gestação.

O útero é o órgão no qual o óvulo fertilizado se fixa e se desenvolve até o nascimento do bebê. Mede cerca de 8 cm de comprimento, 4 cm de largura na sua parte superior e tem espessura de 2 cm. Durante a gravidez, esse tamanho é aumentado em diversas vezes.

A vagina é o órgão feminino da cópula. É a extremidade inferior do “canal do parto”. Serve também como ducto excretor da menstruação.

A vulva constitui a parte externa da genitália feminina

Os órgãos genitais femininos externos compreendem o monte da pube, os lábios maiores, os lábios menores, o vestíbulo da vagina, o clitóris, o bulbo do vestíbulo e as glândulas vestibulares maiores.

O monte da pube é uma elevação arredondada que se encontra em posição média e à frente da sínfise púbica. Constitui-se, basicamente, de um acúmulo de gordura e, após a puberdade, encontra-se recoberta por pêlos.

Os lábios maiores são duas pregas alongadas abaixo do monte da pube. São os correspondentes ao saco escrotal do homem.

Os lábios menores são duas pequenas pregas de pele localizadas entre os lábios maiores, uma de cada lado da vagina. Encontram-se escondidos pelos lábios maiores.

O vestíbulo da vagina é uma fenda entre os lábios menores que contém o óstio da vagina (“abertura da vagina”), óstio da uretra (“abertura da uretra”, “canal da urina”) e a abertura dos ductos das glândulas vaginais.

O clitóris é composto de tecido erétil que se engurgita de sangue e aumenta de tamanho, quando estimulado sexualmente. É uma região bastante sensível, tal como a glande do pênis, mas não é atravessado pela uretra (“canal da urina”).

O bulbo do vestíbulo são duas pequenas massas pares e alongadas de tecido erétil homólogo ao bulbo do corpo esponjoso masculino, que se localizam ao lado dos óstios da vagina.

As glândulas vestibulares maiores são duas estruturas arredondadas ou ovóides que se localizam logo atrás do bulbo do vestíbulo e que, durante a relação sexual, são comprimidas e secretam muco, que serve para lubrificar a vagina

 

 
Aparelho Genital Feminino

 

   Acreditamos ser oportuno prestar alguns esclarecimentos básicos sobre a anatomia feminina.

   Também em relação a mulher, podemos classificar os órgãos genitais em internos e externos

 Órgãos Genitais  Internos

     Na genitália interna  encontramos:

   Ovários

    São duas estruturas ovaladas, localizadas uma em cada lado, no interior da pelve(bacia). Os ovários produzem e liberam, mensalmente, as células reprodutoras femininas, que são chamadas de óvulos.

    Tubas

    Em número de duas, eram  conhecidas antigamente como Trompas de Falópio. Como o nome indica, são estruturas cilíndricas, com uma de suas extremidades com forma cônica. As tubas recolhem o óvulo liberado pelo ovário e possibilitam o seu deslocamento até o útero. No interior da tuba, os espermatozóides ( células reprodutoras masculinas) encontram o óvulo e o fecundam. O óvulo fecundado( agora chamado ovo) continua seu caminho até chegar ao útero.

    Útero

    É uma estrutura em forma de pêra, localizada no interior da bacia. É constituído por várias camadas musculares que permitem a sua distensão por ocasião da gravidez e sua contração durante o trabalho de parto. É revestido internamente por uma camada chamada endométrio, onde o óvulo fecundado se fixará e se desenvolverá, dando origem a um novo indivíduo. Mensalmente o endométrio se prepara para uma possível gravidez. Se esta não ocorrer, uma parte do endométrio de desfaz e é eliminada, constituindo o fluxo menstrual.

    Vagina

    É uma estrutura tubular, que liga a genitália externa ( vulva) ao útero. A vagina acolhe o Pênis na relação sexual e nela são depositados os espermatozóides, que ao penetrar no orifício do colo do útero, iniciarão o seu caminho até o óvulo.

    É importante esclarecer que a formação elástica da vagina permite sua adaptação a qualquer tamanho de pênis. Assim sendo o mito de que um pênis de maior tamanho proporcionaria maior prazer, não tem qualquer fundamento. 

 

    
Genitália Externa

    Como vimos, a  Vulva, comumente confundida com a vagina, corresponde à porção externa da genitália feminina  e é constituída pelos seguintes elementos:

    Monte de Vênus

    Também chamado Monte Pubiano é uma elevação, na porção mais superior da vulva, composta por gordura que recobre o osso do púbis. É recoberto por pêlos.

   Grandes Lábios

    São duas dobras de pele que se estendem, lateralmente, a partir  Monte Pubiano e contornam toda a fenda da vulva. São também recoberto por pêlos.

   Pequenos Lábios

    São também duas pequenas dobras de pele, localizadas entre os Grandes Lábios e a entrada da Vagina. Na sua porção mais superior, se fundem e envolvem o clitóris.

   Clitóris

   

É uma pequena estrutura, semelhante ao pênis e também é dotado da capacidade de aumentar de volume em decorrência da excitação sexual. É um órgão provido de extensa inervação sendo que  sua estimulação direta é extremamente prazerosa, podendo levar ao orgasmo.

       A uretra, canal que permite que a urina seja eliminada da bexiga, se abre na porção localizada  entre o clitóris e a entrada da vagina, constituindo o meato uretral.

   Hímen

   

É uma membrana que fecha a entrada da vagina. Mesmo em mulheres virgens apresenta um orifício central que permite a saída do fluxo menstrual. Por ocasião da primeira relação sexual com penetração, o hímen se rompe e se atrofia. Todavia, em alguns caso, sua constituição pode ser de tal forma elástica  que pode permitir a passagem do pênis sem se romper. Neste caso é chamado de Hímen Complacente.

http://enfermagem.no.comunidades.net/imagens/tlrh_th_sm_chunk_n1_copy.jpg

 

 

  

Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net