Sites Grátis no Comunidades.net
Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
  ESPORTE BAHIA LEGAL 
TIPOS DE ESPORTE


  1. Copa Libertadores
  2. Futebol Feminino
  3. Futebol Internacional
  4. Seleção Brasileira
  5. Atletismo
  6. Basquete
  7. Tênis
  8. Vôlei
  • atletismo
  • basquete
  • corrida de rua
  • desafio de futsal
  • esportes a motor
  • esportes aquáticos
  • esportes radicais
  • fórmula futuro
  • lutas
  • nbb
  • olimpíadas
  • outros esportes
  • stock car
  • surfe
  • tênis
  • vôlei

Tênis

 
 

tenisO que é o tênis?

É um esporte predominantemente anaeróbio, praticado com raquetes cujo objetivo é rebater a bola por cima de uma rede, dentro dos limites impostos pelas linhas demarcatórias.

 

Quem pode praticar esse esporte?

Todas as pessoas a partir de 5 anos de idade.

 

Quais as partes do corpo que são mais exercitadas?

Todos os aspectos bio-psico-sociais, mas no aspecto físico, principalmente os membros inferiores e superiores.

 

Quais os benefícios para o corpo?

Melhora das condições cardiorespiratórias, coordenação óculo manual, agilidade, destreza, rapidez, velocidade de reação, desenvolvimento geral, inteligência, raciocínio, controle emocional, dentre outras.

 

Quais os riscos para a saúde?

Deve sempre seguir uma orientação inicial de um profissional da Educação Física, jogar com material apropriado e adequado, baseando-se em sua composição corporal e aptidão física.

 

Quais os passos para começar a jogar tênis?

Procurar um profissional capacitado e formado em Educação Física.

 

Quais as dicas e os cuidados que um iniciante no esporte deve tomar?

Procurar usar um calçado adequado para o tipo de piso em que irá jogar, passar por uma avaliação médica constando sua aptidão para a prática esportiva, vestir-se adequadamente, ter paciência nas etapas de aprendizagem.

 

O tênis pode ajudar a combater algum tipo de doença?

Ajuda a melhorar as condições cardio-respiratórias e combate o sedentarismo.

 

 

 

 

Triathlon

 

triathlonO que é o triathlon?

O triatlo é um esporte que envolve natação, ciclismo e corrida. Representa uma nova abordagem das três modalidades que o compõe no que se refere à treinamento, equipamento, regulamento e competição. O triatlo teve sua origem em clubes de atletismo de San Diego (EUA) em meados dos anos 70. Hoje, o triatlo é mundialmente difundido e inclusive como uma modalidade olímpica desde as olimpíadas de Sydney (2000).

 

Quem pode praticar esse esporte?

O triatlo pode ser praticado por qualquer pessoa e em qualquer idade. Prova disso, é que existem triatletas competindo na categoria 70-75 anos no Ironman, prova que tornou o triatlo tão famoso (3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida). Os pré-requisitos são força de vontade e algumas horas semanais para se dedicar aos treinamentos.

 

Como a prática do esporte atua no organismo? Quais os benefícios para o organismo?

O triatlo gera as mesmas adaptações funcionais que qualquer outra modalidade esportiva de endurance (resistência). Entre os benefícios gerados pelas adaptações funcionais podemos citar a melhora no sistema cardiorrespiratório, aumento da capacidade aeróbica, da força e da resistência muscular. Paralelo às mudanças fisiológicas, ocorre melhora na auto-estima dos atletas.

 

Quais as partes do corpo que são mais exigidas?

Sãos os sistemas cardiorrespiratório e muscular. O sistema cardiorrespiratório de um triatleta treinando está adaptado às exigências e não apresenta maiores problemas durante a competição. No entanto, os músculos dos membros inferiores são exigidos ao máximo. A etapa do ciclismo (50%) e da corrida (32%) representa aproximadamente 82% do tempo total de uma prova de triatlo. Sendo assim, esses músculos são submetidos a uma grande demanda de esforço e podem apresentar perda de força, cãibra e fadiga.

 

Quais os riscos para a saúde?

Em função da sobrecarga dos treinos e das competições (três modalidades) podem ocorrer lesões osteomusculares. Mas isso pode ser facilmente evitado utilizando equipamentos apropriados. Na corrida, o triatleta deve usar um tênis adequado ao seu tipo de pisada e ao seu peso corporal. A bicicleta deve ser adequada ao tamanho do ciclista, com as regulagens da altura do selim (banco), tamanho do avanço (parte que sustenta o guidão) e o tamanho do pé-de-vela (parte que liga os pedais ao movimento central) de acordo com as dimensões individuais. Os ajustes da bicicleta são os mais importantes, pois o mínimo erro nessa regulagem (ciclista-bicicleta) pode causar lesões devido ao número excessivo de repetições que são realizadas durante um treino (40 km, por exemplo).

 

Quais os passos para começar a praticar o triathlon?

Procurar um profissional de Educação Física para que ele possa fazer uma introdução de todos os detalhes envolvidos nessa modalidade. Em seguida, realizar uma bateria de exames e testes para avaliar a “saúde” do futuro triatleta. Entre os principais testes gostaria de destacar o eletrocardiograma (ECG) de esforço e a ergoespirometria (avaliação do consumo máximo de oxigênio – VO2MAX). O ECG permite ao médico avaliar as respostas do coração durante o exercício, enquanto que os parâmetros obtidos a partir do VO2MAX auxiliam o técnico na modulação das intensidades dos treinos. Logo após o nosso atleta receber a liberação do médico o passo seguinte é adquirir a bicicleta e o tênis apropriado.

 

Quais as dicas e os cuidados que um iniciante, no esporte, deve tomar?

Procure treinar em grupo. Mas isso não significa que você deva fazer o treino dos outros. Tenha um treinador e siga as instruções da sua planilha. Programe seus objetivos de acordo com a sua disponibilidade de tempo para treinar. Não tente fazer um Ultraman (três dias de competição) se você tem, apenas, 1 hora para treinar por dia. Respeite seus limites.

 

A natação pode ajudar a combater algum tipo de doença?

A literatura tem demonstrado que a prática da natação apresenta inúmeros benefícios à saúde (aumento da capacidade respiratória, melhora da postura, fortalecimento muscular entre outros). Pacientes com asma, bronquite, hipertensão e problemas ortopédicos têm apresentado melhoras em resposta ao treino da natação.

 

 
Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net