Opinião
Quais os grupos mais excluídos pela sociedade?
Pobres
Mendigos
Raças/etnias diferentes
Deficiêntes
Homossexuais
Idosos
Ver Resultados







  Exclusão e Inclusão Social na Cidade de Setúbal 
Toxicodependência

Os factores socioeconómicos relacionados com o consumo de droga incluem:

- Baixos níveis de escolaridade, desemprego;

- As condições precárias em que certas famílias vivem.

 

       Contudo é um preconceito dizer que apenas as pessoas que têm estas características, são as mais afectadas.

      Existem também pessoas nas camadas elevadas que entram neste outro mundo, apenas não são tão discriminadas devido ao seu estatuto social, e a muitas ajudas interiores que ajudam a encobrir.

 

     O rasto da toxicodependência está bem marcado no sofrimento das famílias, nos problemas de saúde e segurança. São pessoas que vêem a liberdade fugir-lhes, mas que nada podem fazer porque é da droga que eles precisam, num círculo que cada vez é mais estreito até que faz com que todas as suas relações sejam cortadas, não só com a sociedade mas também com todos os seus valores de vida. 

 

 

      Mas não são afectados somente os indivíduos que infelizmente sofrem deste problema, as suas famílias são também muitas vezes postas de parte pela sociedade, principalmente se o meio em que vivem for um meio mais rural, onde todos se conhecem. Na escola crianças de pais que sejam ou foram toxicodependentes são muitas vezes discriminadas, "crucificadas" pelos colegas, e isso vai provocar um trauma bastante grande. No caso das crianças tal atitude pode verificar-se mais tarde numa entrada para este mundo.

      O sentimento que  muitos toxicodependentes sentem quando pretendem integrar-se na sociedade é de confusão, estes sentem-se perdidos. Pois, muitas vezes também passaram momentos essenciais da sua adaptação na sociedade com uma vida que girava à volta de consumos ou de prevenção de ressaca. De maneira que, posteriormente, a reintegração é mais difícil, embora existam casos de pessoas que consumiram drogas durante anos e sempre se mantiveram integrados na sociedade.

      Por parte da sociedade, além de existirem alguns programas e associações de ajuda, esta nada mais faz por estes indivíduos. Estes continuam a ter dificuldade em arranjar um trabalho digno, em ter acesso a condições de saúde adequadas, entre muitas outras coisas.

 

 

 

 

 
Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net