Sites Grátis no Comunidades.net
Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
Menu
Enquete
De quem é a culpa da poluição?
Da prefeitura
Do povo
Seilá... tanto faz!
Minha...
Da falta de educação
Ver Resultados







Total de visitas: 9394
 
Planeta Vida. Deixe criar essa ideia em você.
Poluição Visual

 Dá-se o nome de poluição visual ao excesso de elementos ligados à comunicação visual dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais e de serviços. Acredita-se que, além de promover o desconforto espacial e visual daqueles que frequentam por estes locais, este excesso enfeia as cidades modernas, desvalorizando-as e tornando-as apenas um espaço de promoção do fetiche e das trocas comerciais capitalistas. Acredita-se que o problema, porém, não é a existência da propaganda, mas o seu descontrole.

Também é considerada poluição visual algumas atuações humanas sem estar necessariamente ligada a publicidade tais como o grafite, pixações, fios de eletricidade e telefônicos, as edificações com falta de manutenção, o lixo exposto não orgânico, e outros resíduos urbanos. Em vários países, esse problema também incomoda muita gente, destruindo paisagens naturais e patrimonios, e uns desses países é a Argentina e o Brasil.

'

Causas

Existe muitas causas para a poluição visual ocorrer, como por exemplo:

- excesso de outdoors;

- lixos espalhado;

- muitas propagandas;

- e tudo que tenha no ambiente em excesso.

'

Efeitos

A poluição visual degrada os centros urbanos pela não coerência com a fachada das edificações, pela falta de harmonia de anúncios, logotipos e propagandas que concorrem pela atenção do espectador, causando prejuízo a outros, etc. O indivíduo perde, em um certo sentido, a sua cidadania para se tornar apenas um espectador e consumidor. A profusão da propaganda na paisagem urbana pode ser considerada uma característica da cultura de massas pós-moderna.

 


Soluções

Há muitas soluções para a poluição visual, que muitas vezes são basicas e praticas, mas deixamos de faze - las por pensar que é só você que estará contribuindo com o planeta e imagiando que as pessoas irão ridicularizá - lo. Então  vão algumas dicas:

'

- o lixo: não deixe lixo acumulado nas ruas ou onde estiver, deixe- o separado na sua casa ou empresa e no dia que o lixeiro passar, coloque- o na porta.

'

- outdoors:  os outdoors são um excelente atrativo para as lojas ou empresa, mas devemos, somente colocar em locais onde é pemitido, e não ficar abusando.

'

- propaganda: as propagandas são outro excelente atrativo, mas já basta ter na televisão e nos locais aonde é vendido, portanto não precisa ficar espalhando cartazes e outas coisas.

'

- as leis: existem vária leis contra a pouição visual, só que muitas pessoas não respeitam, pensando que vão perder lucro.

 


Como essa ideias poderão ser utilizadas posteriormente?

Antes de mais nada, devemos ter apoio do governo, mas se não tivermos, podemos ter outras alternativas:

- cada um fazer sua parte;

- conscientizar a população;

- não por os outdoor ou propagandas em locais proibidos;

- entre outros.

Se cada um fizer pelo menos uma parte desses itens, já estará contribuindo para a despoluição

 

Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net