Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
 ATELIER DE ARTES








 

 

 

COMO FAZER

APLICAÇÃO DE GUARDANAPOS

 

Os guardanapos decorativos podem ser aplicados em qualquer textura de preferência lisa para melhor se perceber o seu desenho.

Assim, por exemplo,  podem ser aplicados em:

1.     Vidro

2.     Madeira

3.     Tecido

O desenho que escolhemos pode ser recortado ou não, dependendo  de como acharmos melhor para o local onde vamos aplicar. No entanto nunca nos podemos esquecer de tirar as duas folhas brancas que estão por detrás do guardanapo.

Tiradas as folhas aplicamos o desenho escolhido com Termolina Leitosa no caso da madeira e do tecido,  e com Medium Porselaine no caso de o querermos aplicar sobre o vidro.

Acabamento:

1.     Vidro

No caso de o nosso material ser um prato em que  o nosso guardanapo é aplicado na parte inferior do mesmo, o acabamento pode ser feito com aplicação de cola transparente(que pode ser o Medium Porceleine) e de seguida deitamos flocos para cima da cola e deixamos secar. Quando tudo seco, alisamos os flocos com esfregão verde e pintamos com duas camadas de tinta acrílica de cor a gosto deixando secar entre camadas. Quando a tinta estiver seca aplica-se verniz acrílico em spray.

Podemos também fazer outro tipo de acabamento que se chama Craquelé. Este acabamento consiste em pormos uma camada generosa de verniz craquelé na parte inferior do prato, deixar repousar durante o tempo indicado no próprio frasco, e de seguida aplicarmos a tinta acrílica na cor preferida mas tendo o cuidado de não passar mais do que uma vez no mesmo sítio, pois corre-se o risco de estragar o efeito do craquelé.

Como esta tinta abriu fendas por causa do efeito do verniz craquelador, agora temos de pintar novamente, mas com uma cor que faça contraste. E damos duas demãos deixando secar bem entre elas. No final, uma aplicação de verniz spray.

 

                                                                     

           guardanapo em prato de vidro                                               guardanapo em prato de vidro

           com acabamento em flocos                                                    com acabamento em craquelé 

    

 2.     Madeira

A aplicação do guardanapo em madeira é feita com termolina leitosa ou outro produto semelhante para o mesmo efeito, sendo que a madeira já terá de ser decorada antecipadamente de acordo com o gosto de cada um. O verniz final só se aplica depois da aplicação do guardanapo.

 

3.     Tecido

No tecido aplicação do guardanapo faz-se da mesma forma que na madeira, tendo que passar novamente a Termolina por cima do desenho depois de a primeira estar seca. Passar a ferro pelo avesso do tecido.

                                                                     

   Guardanapo em madeira                                                guardanapo em tecido

 

 

FALSO VITRAL

 

O falso vitral pode ser executado com cerne de contorno ou com fita de chumbo.

Colocar o desenho a elaborar debaixo do objecto a decorar que será de vidro ou de acrílico transparente, fixando-o com fita de pintor.

De seguida contornar o desenho com o cerne preto ou a fita de chumbo(autocolante).

 

Deixar secar o contorno e começar a pintar o interior com tintas de vitral nas cores da nossa preferência.

 

As tintas são aplicadas com pincel relativamente fino e redondo (um pincel para cada cor), deixando cair a tinta em pingo(sem estender a tinta com pincel).

 

Depois de seco aplica-se verniz de vitral para proteger a pintura

 

Quando terminar a pintura teremos de lavar os pincéis em diluente para tintas de vitral e de seguida em água e sabão ( ou detergente da loiça)para que fiquem operacionais de novo.

 

 

gravuras envelhecidas 

 

Passemos agora para a técnica de envelhecimento de gravuras.

 

Tal como o nome indica a finalidade desta técnica é transformar numa “antiguidade” uma gravura de aspecto vulgaríssimo.

 

Então de que materiais vamos precisar?

 

Apenas estes:

 

Ø  uma gravura (estampa)

Ø  um platex da mesma dimensão da gravura

Ø  uma embalagem de cola Alkyl

Ø  goma arábica

Ø  betume judaico

 

 

Bom, agora podemos começar o nosso quadro.

 

 Com um pincel espatulado largo cobrimos uniformemente o platex com cola Alkyl e, com muito cuidado, colocamos em cima a gravura. Com um pano seco alisa-se a gravura, do centro para os lados, para que cole bem sem refegos nem bolhas.

 

 A seguir, cobrimos toda a gravura com Alkyl dando uma camada abundante e uniforme. E para que fique como se pretende, vamos molhar os dedos em água e alisamos toda a superfície.

 

 Aguardar 3 dias para que seque bem de fora para o interior.

 

 Passado este tempo, deitamos, em cima da gravura um pouco de goma arábica (a quantidade será de acordo com o tamanho da gravura), espalhamos do centro para os lados até desaparecerem todas as bolhas e deixa-se secar durante oito dias para “romper”.

 

 Finalmente patinamos a gravura com betume judaico, retirando o excesso.

 

 Emolduramos a gravura e ficamos com um quadro lindo a imitar o “antigo”.

 E se a moldura for pintada por nós?          Melhor ainda!!!.

 

  

 

MOLDAR FOLHA DE ESTANHO SOBRE UMA SUPERFICIE EM RELEVO

  

Cortar uma folha de estanho um pouco maior do que a superfície a cobrir.

Moldar o estanho, primeiro com os dedos e depois com esfuminhos e teques respectivos até que a folha esteja bem moldada á superfície do objecto ( moldura, figura de gesso, etc. ).

Levantar a folha de estanho, passar cola de contacto ( ex. UHU spray) sobre o objecto. Recolocar a folha de estanho e pressionar para que fique bem colada.

Limpar o estanho com acetona para retirar alguma gordura que possa ter e aplicar a patina de estanho com um pincel que só poderá servir para este fim. Depois de o utilizar devemos isolá-lo de qualquer outro material pois não deve ser lavado mas sim embrulhado num pano ou papel. Limpar com papel de cozinha.

Limpar com limpa metais (Duraglit) e puxar o lustro com um pano macio (pano de pó ).

Com um pincel aplicar Verniz Mica e deixar secar.  

Criar um Site Grátis  |  Crear una Página Web Gratis  |  Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net